domingo, 19 de dezembro de 2010

Coerência.

Ontem estava olhando alguns blogs de pessoas que não conheço, e por isso não citarei nomes. Mas quando li alguns dos textos que neles continham pude notar muita incoerência nos dizeres das pessoas. Li alguns, reli, mas realmente não consegui interpretar a verdadeira idéia dos textos.
 "Algo do tipo": Tenho um blog para que apenas eu possa ler meus textos. 
 Como eu disse, não conheço essas pessoas. Imagino que o objetivo de um blog é divulgar idéias, produtos, formas diferenciadas de pensamento. Particularmente pra mim, este blog é bem terapêutico, não me importo muito em postar temas "impactantes" e exclamativos. Gosto de deixar explicitado o que estou sentindo, ou pensando sobre algo que gera determinado sentimento em mim.
 Um texto é criado para ser lido e interpretado, mesmo que não seja da forma imaginada pelo escritor, mas a coerência é muito importante se você quiser publicá-lo, caso o contrario não vejo razão para expor um texto que as pessoas leiam sem que possam interpretá-lo. 
 Escrever um texto sem atenção pode ser “perigoso” eu diria. È também uma forma de passar uma imagem do escritor para o leitor.
 Quando leio, por exemplo, os livros da Stephanie meyer consigo mais ou menos imaginar quantas decepções amorosas ela já deve ter vivido, ou mesmo o quanto ela é uma excelente escritora que enriqueceu devido a sua genialidade de ter criado uma personagem com um pouco do gênio de cada adolescente desse mundo (não custa visar que existem pessoas de aproximadamente 40 anos que sim, são adolescentes.)
 Para você pode não fazer muita diferença, mas é estranho pra eu ver como hoje as pessoas não se importam muito com o núcleo dos próprios pensamentos, alias, uma pessoa é formada por idéias.
 Numa empraza de publicidade pessoas recebem para apresentarem idéias convincentes e bem explicitas.
 Mas o que isso tem a ver comigo e com você (que provavelmente não trabalha numa empresa publicitária)?
 Se as pessoas virem os anúncios de determinado produto, e não souberem interpretar, que interesse esse anuncio despertará nas pessoas para que elas consumam esse objeto?
 Na nossa vida “online” não existe muita diferença.
 As pessoas só terão interesse em interagir com você, se você souber anunciar corretamente sua pessoa. 
 Isto é, escrever corretamente, é passar uma boa imagem para quem lê seus posts.
 E isso exige ou não coerência?
 Meu contexto pode não ter sido interpretado como gostaria que fosse, mas comentem, por favor, caso não tenham entendido "bolufas" do que tentei expressar aqui. 

2 comentários: